06.10 - Acordeon

Planejamento das aulas de acordeom:

1ª aula: apreciação musical

a) a sanfona nordestina
- Luiz Gonzaga
- Sivuca
- Dominguinhos

b) acordeom no choro
- Orlando Silveira
- Chiquinho do Acordeom

c) a gaita gaúcha
- Borghetinho
- Luiz Carlos Borges

d) acordeonistas estrangeiros
- Art Van Damme e outros acordeonistas (jazz)
- Régis Gizavo (música africana)
- acordeonistas de música clássica e outros estilos

e) bandoneón no tango e outros instrumentos da mesma família do acordeom
- Astor Piazzolla
- Aníbal Troillo

f) acordeonistas e bandoneonistas em atividade
- Toninho Ferragutti
- Bebê Kramer
- Oswaldinho
- Adelson Viana
- Leopoldo Federico
- Rodolfo Mederos
- Julio Pane

O objetivo desta aula é ampliar os conhecimentos sobre o uso do acordeom, este instrumento sem fronteiras, que tanto pode soar interiorano quanto urbano e se enquadra em qualquer estilo musical.

Obs: os exemplos poderão sofrer modificações

2ª aula e 3ª aulas: a importância de Luiz Gonzaga na música brasileira

A 2ª aula será focada no livro "Tem Sanfona no Choro", de Marcelo Caldi, sobre a obra de Luiz Gonzaga anterior à criação do baião. O livro contém 22 partituras de choros e seus sub-gêneros: choros, valsas, mazurcas, polcas etc. As músicas servem de referência ao aluno para identificar os estilos. Acompanha ainda um cd com 13 canções gravadas e 10 play along (base gravada) para que o aluno possa tocar junto com a gravação. 

Os alunos poderão aprender a tocar alguns estilos como choro, valsa, maxixe, polca etc.

Alguns exemplos musicais:
- Araponga
- 13 de Dezembro
- Luar do Nordeste
- Impertinente
- Pisa de Mansinho
- Véspera de São João

A 3ª aula terá foco na ascensão do Rei do Baião a partir de 1947. 

Os alunos poderão aprender os ritmos básicos do nordeste como xote, baião, xaxado, forró e quadrilha e outros de seu interesse.
Alguns exemplos musicais:
- O Xote das Meninas
- Baião
- Asa Branca
- A Vida do Viajante
- Pagode Russo
- Assum Preto

4ª aula: Dominguinhos e Sivuca

Os desdobramentos da obra de Luiz Gonzaga e a semente plantada na música brasileira através da obra de Dominguinhos e Sivuca, seus maiores discípulos. 

Os alunos terão contato com músicas de autoria destes grandes instrumentistas e compositores específicos para o nosso instrumento.

Alguns exemplos musicais:

- João e Maria (Sivuca e Chico Buarque)
- Feira de Mangaio (Sivuca e Glória Gadelha)
- De Volta pro Aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel)
- Eu só quero um Xodó (Dominguinhos e Anastácia)

5ª aula: segredos do fole

a) articulação de frases
b) exercícios específicos para o controle de entrada e saída de ar do instrumento
c) resfolego (bellow shake)

6ª aula: ritmos estrangeiros e finalização do curso

a) tango
b) jazz, música clássica, música africana
c) perguntas e esclarecimento de dúvidas frequentes
d) tocando em conjunto

Os alunos terão contato com boa parte da obra da música argentina e uma pincelada de alguns elementos de música estrangeira. O último dia é feito para esclarecimento de dúvidas e a proposta de tocarmos juntos.

Pré requisitos

a) cada aluno deve levar seu instrumento e estante de partitura;
b) não é necessário que todos saibam ler fluentemente partitura, mas é necessário um bom ouvido para que o conteúdo seja melhor aproveitado pelo aluno.

Voltar